Foto: Helpo

Nos últimos quatro meses de 2021, foram realizadas um conjunto de formações destinadas às funcionárias de cantinas que trabalham nas escolas do distrito de Lobata, em São Tomé e Príncipe. Através desta iniciativa pretendeu-se “melhorar os hábitos alimentares dos 4.170 alunos desse distrito”, conforme destaca a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida nesta ação.

No decorrer da iniciativa, as formandas foram alertadas para “o seu papel na alimentação das crianças”, e aprenderam “conceitos básicos sobre a educação alimentar e nutricional”. As formações abordaram também a “importância do uso integral dos alimentos”, assim como a “importância da horta escolar e do consumo de produtos locais”. Segundo a Helpo, através desta iniciativa, as formandas “passaram a estar mais habilitadas para produzir refeições completas, variadas, equilibradas, seguras e regulares”.

As formações tiveram lugar no contexto do projeto MENUTRIC – Melhoria do Estado Nutricional das Crianças de São Tomé e Príncipe, implementado pela Helpo, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNASE) e Programa Nacional de Nutrição (PNN) do Governo de São Tomé e Príncipe, em parceria técnica da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O programa conta com o co-financiamento do Instituto Camões.