Foto: Paulo Novais / Lusa

Cerca de duas centenas de pessoas, provenientes de vários pontos de Portugal, Brasil, Costa Rica, Itália, Espanha e Panamá, iniciaram na noite da última quarta-feira, 5 de janeiro, o curso online “DesCodificar Fátima”. O seminário é promovido pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, e acontece em cada quarta-feira deste mês de janeiro.

A primeira das quatro sessões agendadas incidiu sobre o fenómeno de Fátima e sobre a imagem de Nossa Senhora. “Os temas são muitos variados e ajudarão a descodificar Fátima, a conhecer melhor a história e a aprofundar a sua mensagem”, disse Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no santuário mariano, citado pelos serviços de comunicação daquele templo. Na primeira de quatro sessões desta iniciativa, o religioso adiantou que “este curso, em virtude de ser online, é uma síntese, mas é sobretudo um estímulo para podermos aprofundar posteriormente o conhecimento sobre Fátima”.

O curso tem como formador Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, que afirmou que a escultura de Nossa Senhora de Fátima, que se venera na Capelinha das Aparições, “inaugura uma nova forma de representar a Virgem Maria” e, por isso, “a escultura tornou-se num ícone” com uma “força que se desenvolve pelo mundo inteiro”.