Mais de 200 pessoas participaram na primeira iniciativa online do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, nomeadamente no seminário “DesCodificar Fátima”, que “uniu Portugal a oito países de três continentes”, conforme destacam os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria, que fazem um balanço “positivo” desta ação, adiantando que regressará em janeiro de 2023.

As quatro sessões do seminário “DesCodificar Fátima” chegaram ao fim esta quarta-feira, 26 de janeiro, reunindo, “em média, mais de centena e meia [de participantes] por cada sessão”, de “origem muito diversificada”, nomeadamente do “Brasil, Polónia, Costa Rica, Panamá, Itália, Suíça, Angola e Espanha”.

As videoconferências levaram aos participantes “sínteses sobre temas de Fátima procurando fazê-lo de forma muito rápida e direta, mostrando em pouco tempo de lecionação chaves de leitura para temáticas muitas vezes difíceis de apreender. O balanço é muito positivo e a grande adesão dos participantes revela a necessidade de formação sobre estas matérias”, disse Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, em declarações à sala de imprensa do templo mariano.

O Departamento de Estudos do santuário mariano da Cova da Iria encontra-se atualmente a preparar a sétima edição “Curso de verão do Santuário de Fátima”, que vai realizar-se entre os próximos dias 6 e 8 de julho. A iniciativa vai debruçar-se sobre santa Jacinta Marto e deverá levar à Cova da Iria “muitos investigadores que abordarão conteúdos relacionados com a vida da santa mais jovem do catolicismo”.