As crianças que integram o Movimento do Focolares, na Cidadela Arco-Íris, situada na Abrigada, concelho de Alenquer, estão a construir em gesso pequenas imagens do Menino Jesus, para serem oferecidas pelo Natal.

Uma das crianças envolvidas no projeto, explica o propósito da ação. “É para as pessoas não se esquecerem que o Natal é quando Jesus nasce. Para as pessoas não acharem que é só para entregar prendas e assim”, referiu Manuel Maia Matos, em declarações à agência Ecclesia.

Paulo Santos explica que na Cidadela Arco-Íris se tenta “viver o Natal de uma maneira muito simples”. “No nosso ambiente, com a nossa simplicidade, com os nossos trabalhos, com as nossas tarefas do dia-a-dia, podemos testemunhar que esta mensagem que Jesus trouxe é também possível no concreto, na vida do dia-a-dia, nos afazeres de quem tem que ir para o trabalho, de quem tem as suas famílias, de quem tem as suas preocupações”, referiu.

Para o Natal de 2020, os membros do Movimento do Focolares, da Cidadela Arco-Íris, gravaram a música ‘Nasce o Amor’, associando-se assim à iniciativa ‘Natal Juntos’, da plataforma ‘Juntos pela Europa – Portugal’, a qual apela à partilha de “canções natalícias e ecuménicas de amor e de esperança”.