Foto: ONU / Steven Bornholtz

Brasil e Portugal participam agora num “Clube de leitura em língua portuguesa”, que visa promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Vítor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro, destaca que “existem muitos títulos e catálogos sobre os ODS que ajudam a explicar os desafios na hora de concretizar as metas de desenvolvimento sustentável até 2030”. Por sua vez, Bruno Duarte Eiras, diretor adjunto da ‘Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas de Portugal’, destaca que os livros “têm o poder de auxiliar a compreender o mundo”.

O “Clube de leitura em língua portuguesa” conta com o apoio da Associação Internacional de Livreiros (IPA), e adota modelos já estabelecidos em países como a Noruega e a Indonésia, com vista à formação de novas gerações de líderes. O projeto leva à seleção de uma série de livros para crianças que se dedicam às diversas metas da Agenda 2030, e pretende alcançar milhões de crianças e jovens em todo o mundo, incentivando-as a contribuir para a implementação dos ODS.

A iniciativa conta com o apoio institucional da República de Portugal, da Fundação do Livro Infantil e Juvenil, e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, assim como outras entidades do Brasil e de Portugal.

O “Clube de Leitura sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas” foi lançado na “Feira do Livro Infantil de Bolonha”, em 2019, e tem como público-alvo crianças com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Este projeto existe nas seis línguas oficiais das Nações Unidas: árabe, chinês (mandarim), inglês, francês, russo e espanhol.