Foto: Santuário de Fátima

António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, celebrou uma Missa de ação de graças pelo seu 50.º aniversário de ordenação presbiteral. A Eucaristia teve lugar na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, na tarde do último domingo, 7 de novembro, e reuniu “diocesanos, amigos e familiares”, referem os serviços de comunicação do santuário mariano.

No dia em que celebrou as suas bodas de ouro sacerdotais, o cardeal disse em Fátima que o “dom do sacerdócio não é só para a Igreja, mas também para a humanidade, para o mundo inteiro”. “Confesso com toda a sinceridade que foram 50 anos de vida feliz como presbítero e como bispo”, disse o prelado, citado pela sala de imprensa do Santuário de Fátima.

“Estou convencido que a minha vida é um dom de Deus e que eu devo oferecê-la para o bem dos outros”, disse António Marto, visivelmente emocionado. Segundo o templo mariano da Cova da Iria, o cardeal concelebrou a Eucaristia do último domingo com uma “significativa parte dos presbíteros da diocese de Leiria-Fátima, entre eles o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e outros colegas bispos”.