Com o objetivo de sensibilizar a população do continente americano para a importância e a necessidade da vacinação, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a agência internacional de saúde mais antiga do mundo, recorre às personagens da ‘Turma da Mónica’, criadas pelo cartoonista Maurício de Sousa.

No âmbito desta campanha, vão ser distribuídos “uma série de cartazes impressos e outros materiais, em português e espanhol, pelos países que participam na Opas”, indicam os serviços de comunicação das Nações Unidas. O cartoonista Maurício de Sousa acredita que a campanha “ajudará a salvar vidas e a proteger contra a doença”. Às personagens da ‘Turma da Mónica’ vão ainda juntar-se outras celebridades, como o atleta jamaicano, Usain Bolt, o futebolista uruguaio, Edinson Cavani, assim como algumas personagens do programa infantil brasileiro ‘Vila Sésamo’.

Através das personagens e celebridades conhecidas do grande público, pretende-se sensibilizar para a necessidade de “proteger profissionais de saúde e comunidades, e evitar surtos de doenças que podem ser prevenidas por vacinação”. Tal acontece num contexto em que os profissionais da OPAS afirmam que os “serviços de imunização nos países da América Latina e das Caraíbas devem continuar, ao mesmo tempo em que se mantêm os cuidados contra a pandemia”.

De acordo com as Nações Unidas, “muitos países da região” estão a imunizar as suas populações “contra a gripe do tipo influenza para evitar complicações respiratórias graves”. Já a campanha de vacinação contra o sarampo “pretende proteger as crianças da doença”. A iniciativa decorre no âmbito da Semana de Vacinação nas Américas, que está em andamento até ao próximo dia de 2 maio, sob o tema “Ame, confie e proteja. Tome a vacina”.