Fátima acolhe o “Encontro de Seminaristas da Consolata” esta segunda-feira, 25 de abril. A iniciativa tem lugar nas instalações dos Missionários da Consolata, e irá decorrer entre as 09h30 e as 19h00, reunindo seminaristas que passaram pelos seminários da Consolata.

Os Missionários da Consolata destacam que este será o “primeiro encontro nacional de ex-seminaristas” da congregação, e vai contemplar diversos momentos, como uma ação de boas-vindas, um encontro com a comunidade religiosa, uma visita ao seminário, a celebração da Eucaristia, uma caminhada nos Valinhos de Fátima, e outros momentos de partilha e de confraternização.

A propósito desta iniciativa, os Missionários da Consolata recordam que a congregação religiosa “está presente em Portugal desde 1943”. Passaram pelos seminários da Consolata “milhares de crianças, adolescentes e jovens de todas as regiões do país” em casas localizadas em pontos tão diversos de Portugal como Vila Nova de Poiares, Águas Santas, Figueira da Foz, Fátima, Abrantes, Palmeira, Cacém e Lisboa.

Nestas casas, os seminaristas “frequentaram os estudos oficiais e receberem formação humana e social, próprias de uma instituição cuja missão principal era a de formar jovens tendo em vista formar missionários, irmãos consagrados e sacerdotes, para que, chegado o momento próprio, fossem enviados para as terras de missão, onde o Instituto está presente”, recorda a congregação religiosa.

Os Missionários da Consolata têm missões em “30 países na Europa, América do Sul, América do Norte, África e Ásia”. O Instituto dos Missionários da Consolata foi considerado uma “instituição de referência na formação de muitos jovens, alguns dos quais, de outro modo, provavelmente, não teriam oportunidade de estudar”, lembra a congregação. O “Encontro de Seminaristas da Consolata” é agora uma ocasião para os ex-seminaristas voltarem a “abraçar os companheiros de vida, de se reencontrarem para partilhar as suas histórias e para recordar os tempos vividos no seminário”.