Foto: Lusa

O projeto “O nosso futuro é hoje” chegou ao fim no distrito de Matutuine, em Moçambique, mas as sementes ficam agora “nas mãos das crianças e jovens”, destaca a Vida, uma organização não-governamental portuguesa envolvida na iniciativa. No âmbito deste programa, procedeu-se à plantação de hortícolas e de espécies florestais em três Escolas Primárias Completas de Matutuíne – Djabula, Manheane e Cassane.

Através desta iniciativa pretende-se “garantir a segurança alimentar dos alunos e alunas durante o período letivo, através da disponibilização de alimentos de alto valor nutritivo que reforcem as refeições escolares”. Ao mesmo tempo, as ações de plantação constituem-se como um “momento de sensibilização ambiental, onde se enfatiza a importância das árvores para o equilíbrio do ecossistema e a importância da conservação dos solos”.

O projeto “O nosso futuro é hoje – Fortalecimento da resiliência alimentar e ambiental das comunidades vulneráveis do distrito de Matutuíne” é financiado pelo Instituto Camões, e pela organização Ayuda En Acción. Através deste programa pretende-se “reduzir a vulnerabilidade das famílias em risco em Matutuíne, apoiar e fortalecer a rede de apoio às famílias vulneráveis e fortalecer a resiliência ambiental deste distrito”.