” a nossa primeira tarefa é procurar estar atentos aos sinais dos tempos e a Deus que fala neles e através deles, na perspectiva da fidelidade”, afirma o nomeado novo reitor do Santuário de Fátima
” a nossa primeira tarefa é procurar estar atentos aos sinais dos tempos e a Deus que fala neles e através deles, na perspectiva da fidelidade”, afirma o nomeado novo reitor do Santuário de FátimaO padre Virgílio antunes salienta que dará uma perspectiva de continuidade ao trabalho já desenvolvido na fidelidade ao dom que Deus aqui nos entregou pelas mãos de Maria. Isso não significa, naturalmente, que não tenha de haver constantemente uma reflexão alargada sobre os caminhos a percorrer.
Em entrevista à Sala de imprensa do Santuário, o sacerdote confessa que trabalhar com o até agora reitor foi a melhor escola e a melhor introdução ao trabalho que agora aí vem. admiro muito a sua capacidade de trabalho, com método, ponderação e rigor.
O Santuário de Fátima nasce de uma iniciativa divina em favor da humanidade, mas, grande parte daquilo que é hoje, deve-se à iniciativa de monsenhor Luciano Guerra, à sua persistência e capacidade de ultrapassar ventos e marés. aponta o novo reitor que o seu antecessor deixa o Santuário dotado das infraestruturas necessárias à sua missão, capazes de acolher os peregrinos de Nossa Senhora em óptimas condições, deixa uma estrutura organizativa adequada e funcional e ainda um ambiente orante e celebrativo, que cativa multidões em Portugal e no mundo.
Salienta ainda que aceitou este convite de antónio Marto com serenidade. Tratou-se de o bispo diocesano pedir a realização de uma missão, como são todos os trabalhos a que nos dedicamos na Igreja. Sei que ele reflectiu, fez consultas na diocese e tomou a decisão que, de facto, me pediu para aceitar. Não tinha outra palavra a dizer, senão acolher o pedido, como fiz em outras circunstâncias com os anteriores bispos.
assume ainda alguma apreensão nestas novas funções que irá desempenhar. É um trabalho novo, com uma carga de responsabilidade alargada e que me reserva, com certeza, um conjunto de surpresas.
Capelão do Santuário, desde 2005, o padre Virgílio antunes, natural da vizinha paróquia de São Mamede assumirá o reitorado do Santuário de Fátima em Setembro de 2008.