O Conselho dos direitos humanos das Nações Unidas condenou a difamação das religiões numa resolução em que apenas é citado o Islão
O Conselho dos direitos humanos das Nações Unidas condenou a difamação das religiões numa resolução em que apenas é citado o IslãoO texto foi aprovado por 21 votos a favor e 10 contra, além de 14 abstenções. a oposição foi da Europa e Canadá ao texto apresentado pelo Paquistão em nome da Organização da Conferência Islâmica.
a resolução inquieta-se vivamente com as declarações nas quais as religiões – nomeadamente o Islão e os muçulmanos – são atacadas, reforçando que esta tendência se tem multiplicado nos últimos anos . Menciona ainda os estereótipos deliberados que visam as religiões, os seus adeptos e pessoas sagrados nos órgãos de comunicação social , refere a aFP.
O documento critica o uso dos media com o objectivo de incentivar actos de violência, a xenofobia, a intolerância e a discriminação contra o Islão ou qualquer outra religião’ . O Conselho manifesta a sua preocupação em relação às tentativas que tenham por objectivo assimilar o Islão ao terrorismo, à violência e às violações dos direitos humanos .
O representante da União Europeia, o embaixador da Eslovénia andrej Logar, lamentou um texto unilateral, que se centra apenas no Islão .