Produtos para purificação da água e folhas de plástico para cobrir as casas que já não têm os seus telhados estão a ser levados
Produtos para purificação da água e folhas de plástico para cobrir as casas que já não têm os seus telhados estão a ser levados a Unicef e o Programa alimentar Mundial (PaM) estão a liderar os esforços no norte e centro de Moçambique de apoio às vítimas da devastação causada pelo ciclone Jokwe, que atingiu o litoral no fim-de-semana com ventos até 200 quilómetros por hora.
a Unicef e o PaM têm mobilizado pessoal para as áreas afectadas, incluindo especialistas em água e saneamento, educação e política social. a Unicef também está a enviar produtos para purificação da água e folhas de plástico para cobrir as casas que já não têm os seus telhados.
Pelo menos sete pessoas morreram e milhares ficaram desalojadas após as suas casas serem parcial ou totalmente destruídas, enquanto muitas vilas e aldeias ficaram sem electricidade com os danos causados nas infra-estruturas eléctricas.
as autoridades de Moçambique temem que a situação possa piorar nalgumas áreas em que a tempestade passe. O Jokwe ainda está activo, a mover-se para sul. O norte da província de Nampula é actualmente o mais afectado, mas as inundações esperadas nas províncias centrais podem ser piores.