a Quaresma, Semana Santa e Páscoa é vivida na vila do Sardoal de modo particular
a Quaresma, Semana Santa e Páscoa é vivida na vila do Sardoal de modo particularDas solenidades da Semana Santa destaca-se a Procissão do Senhor da Misericórdia ou Fogaréus, em noite de Quinta-feira Santa, dia 20; a Procissão do Enterro, a 21 e a Procissão da Ressurreição, a 23 de Março, dia de Páscoa.
a vila ganha uma ambiência especial, no próximo domingo, quando se realiza a Procissão do Senhor dos Passos, de grande simbolismo e imponência, com o Sermão do Encontro, na Praça da República.
a Procissão do Senhor da Misericórdia (ou dos Fogaréus), na noite de Quinta-feira Santa, é efectuada à luz de velas e archotes. a electricidade da rede pública é desligada naquele percurso , e nas janelas das casas, varandas, sacadas e nas escadarias do Convento de Santa Maria da Caridade, são colocadas e acesas mais de seis centenas de lamparinas de azeite e cera, ou lanternas de vidro. Nesta procissão podem ser apreciados painéis do século XVIII, pertença da Misericórdia, com cenas da Paixão.
De Quinta-feira Santa a Domingo de Páscoa, grupos de moradores, entidades institucionais e associativas elaboram tapetes à base de pétalas de flores e verduras que colocam no chão das capelas da vila e na igreja da Misericórdia com motivos alusivos da devoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *