De 9 a 10 de Fevereiro, Leigos da Consolata discutem estatutos e projectos de missão. Delegados de Portugal, Espanha e Itália reúnem em casa dos Missionários da Consolata
De 9 a 10 de Fevereiro, Leigos da Consolata discutem estatutos e projectos de missão. Delegados de Portugal, Espanha e Itália reúnem em casa dos Missionários da ConsolataO principal objectivo do encontro é chegar a uma versão definitiva e aceite por todos dos estatutos dos Leigos da Consolata (LMC). O texto tem vindo a ser trabalhado durante os últimos três anos pelos três grupos. Para finalizar o trabalho torna-se necessário chegar a um acordo sobre algumas divergências, que ainda subsistem.
O grupo de Coordenação europeia deverá ainda debruçar-se sobre uma lista de projectos missionários. Para poder responder às solicitações o grupo procura o modo como coordenar as respostas aos pedidos e manter actualizada a lista.
Participam no encontro dois representantes do LMC de cada país, assim como o respectivo delegado regional. Tomarão parte ainda dois conselheiros gerais dos missionários, uma conselheira das irmãs, um representante do secretariado-geral da missão e o superior provincial de Portugal.
Em 8 de Janeiro último, a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou o LMC de Portugal como associação religiosa, com o nome de associação ad Gentes. Os seus membros têm a missão de enviar leigos e voluntários para países em vias de desenvolvimento, para a realização de actividades sociais e de educação. Trata-se de uma associação cristã constituída por leigos voluntários, que fazem da Missão ad Gentes uma opção de vida.