O antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi annan, confessou em conferência de imprensa em Nairobi, hoje 26 de Janeiro, que viu graves e sistemáticos abusos dos direitos humanos
O antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi annan, confessou em conferência de imprensa em Nairobi, hoje 26 de Janeiro, que viu graves e sistemáticos abusos dos direitos humanosMandatado pela União africana, Kofi annan visitou os vários pontos atribulados da região Rift Valley, de helicóptero. aí pode observar as consequências dos confrontos inter-étnicos, que rebentaram após as eleições presidenciais de 27 de Dezembro. Na região mais de 50 mil pessoas foram afastadas de suas casas durante os confrontos étnicos dos últimos dias. Os dados são referidos pela Cruz Vermelha.
Milhares de alunos quenianos ainda puderam regressar à escola para o novo ano escolar. Esta ausência prolongada faz crescer o receio de que a deslocação massiva das populações possa acarretar graves consequências para estes alunos. a instabilidade e insegurança mantêm-se nessas zonas.
Um grande número de professores da região pertence às comunidades étnicas que abandonaram a região, refere o bispo Jackson ole Sapit. Muitos dos que partiram, afirmaram que vão procurar ser colocados noutras regiões. Caso se verifique, esta situação poderá levantar graves problemas.