Na Europa, o cancro do colo do útero é a segunda causa de morte a seguir ao cancro da mama, nas mulheres com idades compreendidas entre os 15 e 44 anos. Esta semana centrou-se nessa doença
Na Europa, o cancro do colo do útero é a segunda causa de morte a seguir ao cancro da mama, nas mulheres com idades compreendidas entre os 15 e 44 anos. Esta semana centrou-se nessa doençaTermina hoje, dia 26 de Janeiro 2008, a Semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero. Iniciou-se no dia 20 e tem por principal objectivo relembrar a importância da prevenção. Neste momento, já existem duas principais formas das pessoas se poderem proteger da doença. Uma delas é o rastreio e a outra a vacina.
O Papilomavírus Humano (HPV) é o vírus responsável por esta doença. Transmite-se através das relações sexuais e nem o preservativo consegue proteger as mulheres totalmente. 80 por cento da população feminina, que já tenha tido relações sexuais, acaba por ser infectada por algum tipo de HPV, ao longo da sua vida. No entanto, normalmente, essas infecções acabam por desaparecer. Caso contrário, evoluem para cancro.
É portanto, aconselhável a realização do teste de Papanicolau, que detecta a doença na sua fase inicial e antes que evoluía para cancro. Este exame pode prevenir até 80 por cento dos tumores malignos do colo do útero. a vacina pode ser recebida a partir dosnove oudez anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *