Viseu vai ser palco de inúmeras iniciativas que pretendem juntar diferentes nacionalidades e línguas, adianta o Diário de Viseu
Viseu vai ser palco de inúmeras iniciativas que pretendem juntar diferentes nacionalidades e línguas, adianta o Diário de Viseu a cidade vai receber workshops ligados à História e cultura dos povos e cursos de formação de línguas como o árabe, crioulo e russo, numa iniciativa da Olho vivo.com as iniciativas, a associação pretende envolver a comunidade estrangeira radicada na região, neste ano do diálogo intercultural.
Carlos Vieira, responsável da Olho vivo lembra a importância do tema tendo em conta os fluxos migratórios e os problemas de racismo e xenofobia que lhes estão associados .
O mesmo responsável adianta que ainda existe discriminação e segregação de etnias, como a cigana, desigualdade no valor dos salários pagos a mulheres e homens, e os imigrantes continuam a não ter direito de voto nas eleições autárquicas. Há ainda factores que são preponderantes e que têm de ser assegurados, nomeadamente no que diz respeito ao acesso à habitação e ao ensino da língua.