“São complexos os âmbitos do desfrutamento: sexual, laboral, aos quais se juntam a mendicidade ou pequenos furtos e adopções ilegais”
“São complexos os âmbitos do desfrutamento: sexual, laboral, aos quais se juntam a mendicidade ou pequenos furtos e adopções ilegais”Carlotta Sami, directora do programa agia, liada a Save the children , referiu: Não existem dados exactos; só é visível a ponta do iceberg: 11mil menores implicados entre 2000 e 2006. Na alemanha, apurou-se a existência de uma ligação com organizações criminais.
O menor é confiado a um familiar ou conhecido e, por vezes, a um membro de uma organização de pequena ou média dimensão. a directora explicou: antes de chegar ao destino, a criança passa por várias organizações.
Entre outros aspectos, na Bulgária é alarmante o fenómeno das adopções ilegais: São realizadas através do tráfico de mulheres grávidas que são levadas a dar à luz nos países onde os filhos vão ser adoptados.
O recrutamento também é feito nas escolas. Muitas vezes a criança é obrigada à prostituição no país de origem, mas são-lhe prometidos lucros maiores no estrangeiro. Há crianças que são atraídas por proveitos fáceis. Na Itália, o fenómeno afecta emtre 18 a 20 mil pessoas, de três milhões de imigrantes.
a identificação das vítimas torna-se difícil devido à contínua transferência dos menores conduzida pelos grupos criminais. a transferência da prostituição da estrada para casas fechadas torna ainda mais invisível o fenómeno, e redunda na impossibilidade de abeirar-se das crianças.