Franciscanos celebram 660 anos de presença ininterrupta na Gruta da Natividade. a Custódia da Terra Santa anunciou a abertura continuada dos santuários da Custódia de Belém
Franciscanos celebram 660 anos de presença ininterrupta na Gruta da Natividade. a Custódia da Terra Santa anunciou a abertura continuada dos santuários da Custódia de Belém a partir do primeiro domingo de advento, a igreja de Santa Catarina e as grutas de São Jerónimo, a Gruta do Leite o santuário do Campo dos Pastores não fecharão as portas a meio-dia .
Esta medida facilita a visita aos templos referidos das 8,00 às 17 horas, no período invernal. No período estivo prolonga-se até às 18. a decisão não abrange Nazaré, onde a gruta da anunciação permanece fechada devido a obras de restauração, e o santuário de Moisés, no monte Nebo, na Jordânia, onde é forçoso limitar o número de peregrinos.
Uma prioridade dos frades da Custódia é o cuidado dos peregrinos. a decisão de não fechar os santuários a meio-dia é um sinal deste serviço empenhado. a nota da Custódia acrescenta: Nos últimos meses nota-se uma presença crescente de peregrinos de todo o mundo.
O muro de segurança e o posto de controlo israelita causam muitas vezes atrasos aos grupos que se dirigem a Belém. a abertura continuada dos santuários foi pensada para obviar aos incómodos causados pela situação política na cidade natal do Salvador.