Um em cada cinco imigrantes qualificados em Portugal dispõe de habilitações superiores. Menos de 20 por cento têm acesso a empregos compatí­veis com as suas habilitações
Um em cada cinco imigrantes qualificados em Portugal dispõe de habilitações superiores. Menos de 20 por cento têm acesso a empregos compatí­veis com as suas habilitaçõesEstas são algumas das conclusões do Estudo prospectivo sobre imigrantes qualificados em Portugal , promovido pelo alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (aCIDI), as conclusões a que a Lusa teve acesso serão apresentadas amanhã, 13 de Novembro, feira no Centro de apoio a Imigrantes, em Lisboa.
O estudo adianta que a grande maioria dos imigrantes com qualificações superiores em Portugal não consegue aceder a empregos compatíveis com as suas habilitações académicas. Num primeiro tempo, de inserção no mercado laboral, são repelidos para profissões nas quais estão claramente sobrequalificados.
Ora esta situação leva a um preocupante desperdício de capital humano no seio de uma realidade económica que se debate com carências importantes . Pedro Góis e José Carlos Marques, autores do documento, pretendem apresentar algumas recomendações para melhorar esta situação a nível das políticas públicas.