Presidentes das Conferências Episcopais do continente europeu reafirmam importância da família. Jorge Ortiga exorta cristãos a “não terem vergonha” da sua fé
Presidentes das Conferências Episcopais do continente europeu reafirmam importância da família. Jorge Ortiga exorta cristãos a “não terem vergonha” da sua féacreditamos que a família tem futuro e, por outro lado, que o futuro da Europa é a família. Renovámos o nosso empenho concreto em dar o nosso contributo, numa liberdade muito grande, propondo a família, neste modelo que é o da Igreja, um modelo dialogante, mas persistente e fiel aos nossos objectivos. as palavras são do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Jorge Ortiga, no final da assembleia-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) que terminou, em Fátima, a 7 de Outubro.
Durante os trabalhos foi analisada a questão da família nos diversos países e a resposta pastoral que cada Igreja está a dar, em cada país, referiu à Sala de imprensa do Santuário de Fátima.
Manifestaram a preocupação com a crise do casamento tradicional, apesar deste modelo ser considerado o que representa melhor os valores do continente. O diálogo ecuménico e inter-religioso foi outro dos temas da reunião, tendo os bispos defendido a abertura na relação com outras crenças e confissões religiosas mas sem abdicar de valores que compõem a identidade de cada religião
Na eucaristia final, o prelado apelou aos católicos para não terem vergonha da sua fé e das suas crenças, exortando-os a lutar contra o secularismo da sociedade actual. Em 2008, a assembleia-Geral do CCEE decorrerá em Budapeste, a partir de 30 de Setembro.