antónio Guterres lançou uma campanha que quer apoiar a educação dos mais frágeis entre as crianças
antónio Guterres lançou uma campanha que quer apoiar a educação dos mais frágeis entre as criançasO alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados lançou uma campanha para obter 220 milhões de dólares (cerca de 155,5 milhões de euros) até 2010 para permitir que nove milhões de crianças refugiadas e mais vulneráveis, particularmente na região sudanesa do Darfur, no Iraque e na Colômbia, iniciem a instrução, a partir da Internet assim como fazendo chegar professores a áreas mais remotas.
a campanha foi ontem apresentada em Nova Iorque, EUa, pelo alto comissário, antónio Guterres, durante uma conferência da Clinton Global Initiative (CGI) – organização do antigo Presidente americano, Bill Clinton. O ex-primeiro-ministro português Guterres disse tratar-se de uma iniciativa que quer garantir que as crianças mais vulneráveis possam concretizar inteiramente o seu direito à educação.
a campanha chamada Nine Million (nove milhões, em português), disponível em www.ninemillion.org, quer desenvolver um programa que cubra todos as necessidades básicas das crianças na educação, dos professores ao material escolar, dos transportes à água e mesmo a formação vocacional. O programa coloca particular ênfase em levar as raparigas para as salas de aula.