O custo final da nova igreja da Santíssima Trindade pode variar entre os 60 a 70 milhões de euros, adiantou o reitor do Santuário de Fátima
O custo final da nova igreja da Santíssima Trindade pode variar entre os 60 a 70 milhões de euros, adiantou o reitor do Santuário de FátimaNestas contas estão incluídas obras a mais, actualizações de preços bem como todo o equipamento e obras de arte que vão embelezar o novo templo.
De fora ficam os dez milhões de euros que o Santuário vai desembolsar para pagar o túnel, ainda não construído, que fará o rebaixamento da avenida D. José Alves Correia da Silva e por onde passará o trânsito. Em cima, a praça ficará ampla e ligará o espaço do Santuário à nova igreja e ao Centro Pastoral Paulo VI.
a nova igreja, garante o arquitecto Tombazis, foi pensada para não colidir nem retirar a importância da actual basílica neste espaço de oração e acolhimento.
É desejo do reitor do Santuário que as celebrações sejam efectuadas no novo espaço, inclusive as de grupos cujos trabalhos decorram no centro Pastoral Paulo VI. Monsenhor Luciano Guerra pretende que a basílica seja um espaço mais dedicado aos beatos Francisco e Jacinta e, posteriormente, a Lúcia.
Luciano Guerra lembrou o mês de Maio de 2006 e o de 2007 para assinalar as grandes multidões que acorrem ao Santuário. a nova igreja servirá para albergar quase nove mil peregrinos. O espaço pode ser convertido para três mil fiéis, apenas. Nesse caso, uma parede removível será colocada e o espaço interior não ficará amplo.