Os trabalhos preparatórios da 27º Cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África austral (SaDC) começam no fim-de-semana, 11 de agosto, em Lusaka, na Zâmbia
Os trabalhos preparatórios da 27º Cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África austral (SaDC) começam no fim-de-semana, 11 de agosto, em Lusaka, na Zâmbia a situação do Zimbabué domina a cimeira de chefes de estado, de quinta e sexta-feira próximas, marcada para 15 e 16 de agosto, afirmou em Lusaka o moçambicano Tomaz Salomão, secretário-geral da SaDC. Informou que os países da região estudarão as melhores formas de ajudar o Zimbabué a ultrapassar a sua crise económica .
Vários dirigentes regionais e analistas políticos estão menos optimistas. Vêem no presidente Robert Mugabe o maior obstáculo para uma solução duradoura da crise no país, em vez de ser parte da solução. Na opinião do dirigente do Congresso Nacional africano (aNC) e ex-membro do governo, Kader asmal, as Nações Unidas e a SaDC deveriam aumentar a pressão sobre Robert Mugabe para que este pare de reprimir a oposição e destruir a economia zimbabueana .
Thabo Mbeki deverá apresentar à SaDC um relatório considerado decisivo sobre a mediação que tem vindo a realizar desde Março passado, entre Mugabe e a oposição do Zimbabué. O presidente sul-africano não deu quaisquer indicações sobre o tipo de recomendações contidas no documento.
Segundo o dirigente da oposição Joe Seremane, destacado dirigente da aliança Democrática, chegou a hora da SaDC impor sanções ao regime de Robert Mugabe semelhantes às impostas pela União Europeia e pelos Estados Unidos da américa. Se o presidente Mbeki for honesto terá de admitir que a mediação que tem conduzido entre o governo e a oposição do Zimbabué não chegou a lado algum, pela mesmíssima razão que todas as anteriores mediações falharam , salientou.