Governo deve convidar grupos militares da oposição a juntar-se ao congresso que procura soluções para promover a paz
Governo deve convidar grupos militares da oposição a juntar-se ao congresso que procura soluções para promover a pazSentar à mesma mesa o Governo provisório e grupos da oposição militar para procurar um entendimento e a reconciliação é o propósito de um último apelo do enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Somália.
Esta quarta-feira, François Lonsény Fall pediu ao Governo Federal Transitório desta nação do Leste de África, devastada pela guerra, para convidar grupos da oposição a juntarem-se à reunião de reconciliação que decorre actualmente em Mogadíscio, a capital do país.
Gostaríamos de ver as partes interessadas, que renunciem à violência, dentro e fora do país, a tomarem parte deste processo, afirmou Fall numa mensagem dirigida ao Congresso Nacional da Reconciliação.
a comunidade internacional apoia firmemente o processo de reconciliação e contribuirá com o auxílio necessário para permitir que os delegados alcancem decisões que promovam a paz, reforçou o enviado especial. Para François Lonsény Fall os participantes também devem discutir todas as decisões importantes, incluindo a partilha do poder e o desarmamento das facções militarizadas.