Mulheres e raparigas são as mais vulneráveis entre os vulneráveis na região. “Capacetes azuis” devem ter isto em mente
Mulheres e raparigas são as mais vulneráveis entre os vulneráveis na região. “Capacetes azuis” devem ter isto em menteUma força de 26 mil capacetes azuis para a região sudanesa do Darfur foi aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que votou unanimemente a sua constituição, numa decisão histórica deste organismo.
a força híbrida de manutenção de paz integrará soldados da União africana e capacetes azuis e pode servir como uma forma essencial para preservar as vidas de mulheres e de meninas, as mais vulneráveis entre os vulneráveis da violência da região sudanesa, afirmou Carmen Moreno, a responsável do instituto de investigação e de formação para as mulheres.
O Conselho de Segurança forneceu uma oportunidade para pôr fim à violência contra civis, especialmente mulheres, que estão em perigo. Carmen Moreno convidou a nova força de manutenção de paz, conhecida como UNaMID, para tratar da protecção das mulheres do Darfur como uma prioridade. E defendeu que os militares e polícias devem receber formação em matéria de género antes e durante a sua missão para impedir atrocidades cometidas contra as mulheres, insistiu.