as missões católicas da Guiné-Bissau vão ter protecção especial da polícia para combater actos de vandalismo e de agressão
as missões católicas da Guiné-Bissau vão ter protecção especial da polícia para combater actos de vandalismo e de agressãoO ministro guineense da administração Interna, Baciro Dabó, anunciou hoje, 31 de Julho, que vão ser tomadas medidas de protecção às missões católicas, vítimas de vandalismo nos últimos tempos. O ministro falou aos jornalistas no final de uma audiência que manteve com o bispo de Bissau, José Camnaté Na Bissgn. O prelado transmitiu-lhe a preocupação da Igreja com o clima de violência no país.
O bispo de Bissau afirmou que a Igreja está inquieta com os níveis de vandalismo e do tráfico de drogas no país. São situações que afligem a sociedade e a Igreja Católica guineenses, afirmou o bispo. Devem merecer a preocupação de todos. O nível de insegurança e de violência no país é deveras preocupante, pelo chegou a altura das autoridades tomarem medidas.
O responsável máximo da Igreja Católica na Guiné-Bissau precisou que as missões, através da evangelização, têm-se esforçado para diminuir os níveis de violência no país, pelo que as autoridades, as associações e as organizações não governamentais também deviam ajudar.
Ouvi as preocupações do bispo de Bissau , declarou Baciro Dabó, Mas a polícia promete uma protecção especial para as missões católicas. Maior atenção será dedicada às que se encontram em lugares distantes, no interior do país.
Várias missões católicas assinalam a ocorrência de agressões, roubos e actos de vandalismo nestas instituições, devido à falta da presença da polícia. O ministro da administração Interna afirmou que estas situações não podem continuar, devido ao trabalho que a Igreja desenvolve junto das populações guineenses.