a partir de 2008, quem quiser abraçar o sacerdócio tem de possuir um mestrado e não apenas a licenciatura em teologia e estágio ou ciclo pastoral
a partir de 2008, quem quiser abraçar o sacerdócio tem de possuir um mestrado e não apenas a licenciatura em teologia e estágio ou ciclo pastoralas alterações verificar-se-ão a partir do próximo ano lectivo e inserem-se no conjunto de alterações a efectuar ao abrigo do processo de Bolonha que prevê a harmonização gradual (até 2010) das formações de ensino superior no espaço europeu.
a formação em Teologia, necessária aos futuros padres, passa a mestrado integrado, sendo que os três anos de formação equivalentes ao 1. º ciclo não conferem diploma. Na prática, o tempo de formação é o mesmo (cinco anos). a designação é que é diferente e o diploma corresponde a um nível de formação superior mais elevado.
a grande alteração é, segundo o padre antónio Ramos, director do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, filiado na Universidade Católica, a exigência mais empenho e uma participação maior dos alunos. a leccionação continua a ser feita em Coimbra, excepto o seminário e a elaboração da tese de mestrado. Durante dois ou três semestres, os alunos terão de deslocar-se um dia por semana ao pólo da Católica no Porto.
O professor é menos aquele que ensina e é mais o que orienta o aluno a caminhar, a fazer a sua própria investigação , afirma o director do Instituto Superior de Estudos Teológicos. Por outro lado, a partir de 2008/09, além do curso normal de Teologia, haverá um curso de Ciências Religiosas, cuja leccionação será via internet. Esta formação em teologia e Ciências Religiosas está disponível para leigos que queiram frequentar os cursos na Universidade Católica.