Os países da associação das Nações do Sudeste asiático (aSEaN) não conseguiram criar a comissão de direitos humanos, na véspera de uma reunião dos seus ministros dos Negócios Estrangeiros, em Manila
Os países da associação das Nações do Sudeste asiático (aSEaN) não conseguiram criar a comissão de direitos humanos, na véspera de uma reunião dos seus ministros dos Negócios Estrangeiros, em Manila Não houve qualquer acordo , disse à agência France Press um diplomata, que pediu anonimato. a falta de consenso neste bloco de 10 países tem a ver com a presença da Birmânia e do Camboja, frequentemente criticados por não respeitarem os direitos humanos. a Birmânia manifestou a sua oposição à criação da comissão, apesar dos apelos.
Na reunião preparatória que decorreu hoje, 29 de Julho, na capital das Filipinas, nove países que integram a aSEaN – Malásia, Indonésia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Brunei, Laos, Vietname e Camboja – incitaram de novo a Birmânia a democratizar-se. Exortámos a Birmânia, de acordo com o espírito da aSEaN, a acelerar o processo de democratização , declarou alberto Rómulo, chefe da diplomacia filipina.
Na reunião foi novamente pedido à Birmânia à libertação de aung San Suu Kyi, líder da oposição birmanesa, que passou 11 dos últimos 18 anos sob detenção. Iniciadas em 1993, as tratativas para uma nova constituição birmanesa não chegam a quaquer resultado. a junta militar no poder retomou-as este mês, mas a oposição boicotou o processo.
a 40a reunião anual dos ministros dos Negócios Estrangeiros da aSEaN começa segunda-feira e prolonga-se até sexta-feira, 3 de agosto. Em cima da mesa está a fundação de uma comunidade asiática, com uma mini-constituição . Deste modo a aSEaN poderia assinar acordos internacionais e intervir na cena internacional. Simultaneamente, a 1 e 2 de agosto, decorrerá a reunião dos ministros da Defesa do Fórum Regional aSEaN. Estando presentes a Coreia do Norte e os Estados Unidos, poderá ser ocasião para um encontro bilateral entre estes dois países.