Dez inspectores chegaram hoje, 14 de Julho, a Pyongyang para supervisionar o desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte, informou a agência sul-coreana Yonhap
Dez inspectores chegaram hoje, 14 de Julho, a Pyongyang para supervisionar o desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte, informou a agência sul-coreana Yonhap a maioria destes técnicos da agência Internacional da Energia atómica (aIEa) permanecerão no país durante duas ou três semanas para iniciar as inspecções e preparar o equipamento necessário para controlar a desnuclearização. Dois deles ficarão ali em permanência.
O chefe da missão, adel Tolba, declarou à imprensa à chegada a Pyongyang, capital da Coreia do Norte, que a equipa vai instalar-se de imediato em Yongbyon, a 100 quilómetros. aí iniciarão de imediato o seu trabalho. Os inspectores da aIE a voltaram à Coreia do Norte quatro anos e meio após as autoridades norte-coreanas terem expulso do país a última missão deste organismo das Nações Unidas.
a expulsão, em 2002, foi a reacção à acusa dos Estados Unidos de Pyongyang estar a desenvolver secretamente um programa de enriquecimento de urânio. a aceitação destes técnicos para supervisionarem localmente o processo de desnuclearização faz parte do compromisso assumido pelas autoridades norte-coreanas durante as conversações a seis, realizadas em Pequim a 13 de Fevereiro passado.
as duas Coreias, os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia levaram o regime de Kim Jong Il a pôr termo ao seu programa nuclear em troca de ajuda internacional em matéria de energia.com o desmantelamento das instalações, Pyongyang aceita encerrar o seu reactor nuclear de Yongbyon e autoriza a entrada dos inspectores da aIEa, mediante o fornecimento gratuito de 50. 000 toneladas de petróleo.
Os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia vão encarregar-se de um envio total de 950. 000 toneladas de combustível após estar concluído o desmantelamento do programa nuclear norte-coreano.