Bento XVI dá orientações para trabalho pastoral aos bispos da República Dominicana, no final da visita “ad limina apostolorum”
Bento XVI dá orientações para trabalho pastoral aos bispos da República Dominicana, no final da visita “ad limina apostolorum”apesar da secularização que também se faz sentir, na República Dominicana,o povo tem uma alma profundamente cristã, como o provam as comunidades eclesiais vivas e activas, onde tantas pessoas, famílias e grupos se esforçam por viver e dar testemunho da fé, afirmou o Papa, que recebeu os bispos daquele país das antilhas, em visita ad limina apostolorum.
aos prelados assinalou que a mensagem a ser transmitida deve ser clara e precisa, a fim de que a palavra de vida proclamada se converta em adesão pessoal a Jesus, nosso Salvador. a família, verdadeira Igreja doméstica é o objectivo primordial da nova evangelização já que ela deve amar e preparar os filhos para que, encarnem os valores morais e humanos, no meio de uma sociedade tão marcada pelo hedonismo ou pela indiferença religiosa.
a promoção das vocações sacerdotais e religiosas é outra das preocupações de Bento XVI naquele país. além duma formação integral, exige-se um cuidadoso discernimento sobre a idoneidade humana e cristã dos candidatos. Para fomentar as vocações, é fundamental o testemunho dos padres e bispos, unidos por laços de verdadeira caridade: Se os jovens vêem que os presbíteros vivem uma verdadeira espiritualidade de comunhão ao redor do seu Bispo, dando testemunho de união e caridade entre si, de generosidade evangélica e disponibilidade missionária, sentirão maior atracção pela vocação sacerdotal, frisou.
Também os leigos devem ter uma formação religiosa adequada. a eles corresponde promover os valores humanos e cristãos que iluminem a realidade política, económica e cultural do país. Serão eles que hão-de dar exemplo de honestidade e transparência na gestão das actividades públicas, perante a difusa e larvada praga da corrupção, que afecta por vezes áreas do poder político e económico, para além de outros âmbitos públicos e sociais.