“Existem mais de 150 mil imigrantes ilegais em Portugal, é preciso legalizá-los para que lhes sejam reconhecidos direitos de cidadania”
“Existem mais de 150 mil imigrantes ilegais em Portugal, é preciso legalizá-los para que lhes sejam reconhecidos direitos de cidadania”O presidente da associação Solidariedade Imigrante disse à agência Lusa é uma falsa questão o receio de que a abertura de um novo processo de legalização possa atrair mais ilegais. Timóteo Macedo reagia às declarações do primeiro-ministro, José Sócrates, que quarta-feira, em entrevista à RTP, excluiu a possibilidade de abertura de um novo período de legalização de imigrantes.
O primeiro ministro falava numa entrevista conjunta com o presidente do Brasil, Lula da Silva, sobre o caso concreto dos brasileiros em Portugal. Timóteo Macedo considera que se criou uma fobia em relação aos períodos de legalização considerados extraordinários.

Para o dirigente associativo, Portugal não pode esconder o facto de não conseguir, no quadro da nova lei da Imigração, que entrará em vigor dentro de 30 dias, resolver o problema da legalização dos imigrantes.
Criou-se a ideia de que as pessoas se devem regularizar de forma gradual, semi-escondida para não atrair mais imigrantes, mas essa é uma falsa questão porque esses processos são demorados e as pessoas acabam por desistir e cair nas mãos de máfias , sublinhou Timóteo Macedo.
Para o responsável, a abertura de um novo período de regularização atrairia sobretudo os imigrantes que estão ilegais na Europa, já que é cada vez mais difícil entrar em território europeu. Os brasileiros estão cada vez mais a evitar entrar por Portugal porque todos os dias são impedidos de entrar no aeroporto , concluiu.