Os brasilerios são a maior comunidade estrangeira a viver em Portugal. Os 67 mil imigrantes do Brasil ultrapassam os oriundos da Europa do Leste e dos países africanos de língua Oficial Portuguesa
Os brasilerios são a maior comunidade estrangeira a viver em Portugal. Os 67 mil imigrantes do Brasil ultrapassam os oriundos da Europa do Leste e dos países africanos de língua Oficial Portuguesa a imigração brasileira em Portugal, entre 1986 e 2003, cresceu quase nove vezes. Dela fazem parte pessoas cada vez mais jovens e com menos qualificações. É quanto se pode ler num estudo que, segundo a agência Lusa, será divulgado hoje. Imigração Brasileira em Potugal vai ser apresentado pelo alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (aCIDI), na véspera da Cimeira entre a União Europeia (UE) e o Brasil.
O estudo visa aprofundar o conhecimento da maior comunidade de imigrantes no nosso país, que, entre 1986 e 2003, passou de 7. 470 para 64. 295 brasileiros em situação regular. O documento revela que os perfis dos imigrantes brasileiros que chegaram ultimamente em relação aos da segunda metade dos anos 80 e 90, registam uma tendência de maior inserção em segmentos de mercado de trabalho menos qualificado. Os mais recentes revelam um aumento dos jovens de média e baixa qualificação dispostos a dedicarem-se a serviços mal remunerados e desvinculados de preparação profissional.
De acordo com o estudo, os imigrantes trabalhadores são, na sua maioria, oriundos de áreas semi-rurais e pequenas localidades urbanas no Brasil, especialmente dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Baía, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Pernambuco.
O documento aponta ainda como principais factores do crescimento do número de imigrantes brasileiros o processo especial de regularização chamado acordo Lula assinado em Julho de 2003, que permitiu já a legalização de cerca de 20 mil brasileiros, e o facto de falarem português.