“Djunta mom – Juntar as mãos” vai fazer chegar às escolas mais carenciadas de Cabo Verde, material escolar, didáctico e informático
“Djunta mom – Juntar as mãos” vai fazer chegar às escolas mais carenciadas de Cabo Verde, material escolar, didáctico e informático a recolha de material escolar está a decorrer até final do ano. O objectivo sensibilizar todos os alunos portugueses, as suas famílias e empresas a darem material para as escolas cabo-verdianas, nem que seja um lápis.
Se mil crianças oferecerem um lápis cada uma, juntamos mil lápis. Não custa nada a essas crianças e vai ser muito importante para os meninos de lá, disse à Lusa Manuel Correia, presidente da Federação das Organizações Cabo-Verdianas em Portugal.
O projecto vai arrancar, numa primeira fase, nas escolas mais carenciadas da ilha de São Vicente, para onde vão começar a enviar material informático, livros, canetas, lápis e borrachas, entre outros. Enquanto decorre a recolha, o Ministério da Educação cabo-verdiano está a fazer um levantamento dos estabelecimentos que têm maior necessidade e dos materiais de que mais precisam.
O presidente da associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, explicou que o projecto nasceu no âmbito do protocolo que estão a desenvolver com a associação Nacional de Municípios Cabo-Verdianos e classificou-o como uma modesta contribuição. algumas empresas já anunciaram a sua colaboração, entre as quais uma editora já garantiu o seu contributo com 200 livros de português e matemática.