Bento XVI denunciou nesta quinta-feira a situação de “insegurança, violência e abandono” dos cristãos no Iraque e Médio Oriente
Bento XVI denunciou nesta quinta-feira a situação de “insegurança, violência e abandono” dos cristãos no Iraque e Médio Oriente Os cristãos dessas regiões estão a sofrer, tanto material como espiritualmente , afirmou o Papa ao receber o patriarca da Igreja assíria do Oriente, Mar Dinkha IV, assim como os bispos católicos do Iraque, Líbano, Síria e Irão em audiência, no Vaticano.
O Pontífice recordou os três sacerdotes assassinados já este mês no Iraque e, pediu às autoridades que cumpram o dever de garantir a paz a todos, sem distinção, libertando-a da enfermidade mortal da discriminação religiosa, cultural, história e geográfica .
Destacou ainda as famílias e as comunidades cristãs no Iraque que sofrem a pressão da insegurança, da agressão e uma sensação de abandono . Entre eles há quem não veja outra possibilidade a não ser deixar o país, procurar uma vida nova noutro estado.
O Santo padre fez votos de uma mais estreita cooperação pastoral entre as comunidades católica e assíria (com 400 mil fiéis) e destacou os resultados alcançados pela Comissão para o Diálogo Teológico entre as Igrejas Católica e assíria do Oriente.