Na estrada, é preciso cuidado e prudência. apesar de todos serem conhecedores das regras, a verdade é que nem sempre são respeitadas
Na estrada, é preciso cuidado e prudência. apesar de todos serem conhecedores das regras, a verdade é que nem sempre são respeitadasPreocupado com os milhões de mortes e feridos provocados pelos acidentes rodoviários em todo o mundo, o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI) publicou os 10 Mandamentos da estrada. O primeiro é não matarás . E neste documento são recordados os 50 milhões de feridos e os 1,2 milhões de mortos que, todos os anos, são vítimas dos acidentes na sequência de transgressões e da negligência no cumprimento das regras de trânsito.
aos condutores pede-se controlo sobre si próprios, cortesia, prudência, espírito de serviço e conhecimento das normas do Código de estrada , revela o cardeal Renato Martino, presidente do CPPMI.
Outro dos mandamentos da boa condução sugere que se convençam jovens e menos jovens a não conduzirem quando não estão em condições de o fazer , numa alusão à condução sob a influência do álcool, entre outras situações incapacitantes. O documento recomenda que cada viagem seja iniciada com o sinal da cruz, colocando os passageiros sob a protecção da Santíssima Trindade .
ao comentar o quinto conselho ao condutor – O automóvel não seja para ti expressão de poder, de domínio e ocasião de pecado – o cardeal Martino pediu que sejam evitadas atitudes como ultrapassagens perigosas , às quais o documento acrescenta a falta de cortesia, gestos indelicados, insultos e blasfémias .
a utilização da estrada, pode ajudar a exercer virtudes cristãs como a prudência, a paciência e a caridade , revela este novo documento.