Estratégia definida por Governo do país vai no bom caminho. Falta ajudar a evitar o regresso da violência e do caos
Estratégia definida por Governo do país vai no bom caminho. Falta ajudar a evitar o regresso da violência e do caos a Comissão das Nações Unidas para a Manutenção da Paz, estabelecida para ajudar os países a recuperarem de guerras sem que voltem a cair na violência e no caos, veio apelar esta quarta-feira à noite para a necessidade de a comunidade internacional apoiar o Burundi na consolidação da paz neste país da região africana dos Grandes Lagos, depois da guerra civil fratricida dos anos 90.
a Comissão concordou com a estratégia definida pelo Governo do Burundi que, no último mês, apontou a necessidade de mobilizar um apoio político e financeiro para os desafios internos que ameaçam a recuperação do país a longo prazo.
a estrutura desenhada identifica alguns importantes objectivos a alcançar nos próximos anos, em especial a implementação efectiva no terreno do cessar-fogo entre o Governo local e as Forças de Libertação Nacional (Palipehutu-FNL). a reforma da justiça e do sistema de segurança, a necessidade de criar empregos e melhorias radicais na governação são as prioridades definidas pelas autoridades do país.
Falta a comunidade internacional dar um sinal de apoio a estes passos definidos pelos burundeses.