a V Conferência geral do Espiscopado latino-americano terminou com um apelo aos governantes dos oito países mais desenvolvidos
a V Conferência geral do Espiscopado latino-americano terminou com um apelo aos governantes dos oito países mais desenvolvidosEmbora os países do G8 não tenham um mandato para um governo global, as suas decisões acarretam amplas consequências para a vida de milhões de pessoas em todo o mundo , escreveram os bispos que participaram na V Conferência geral do Episcopado latino-americano e das Caraíbas (V CELaM). Em seguida exortam a assumir esta responsabilidade em grande solidariedade.
a assembleia de aparecida terminou a 31 de Maio, com este apelo dirigido aos oito países mais industrializados (G8), que se reunirão na alemanha de 6 a 8 de Junho.
assumindo a nossa responsabilidade de pastores dos nossos povos tão sofredores devido às injustas relações entre países pobres e países ricos, apelamos aos chefes de estado e de governo do G8 que guiem a economia mundial para um desenvolvimento humano, ecológico e sustentável, fundado sobre a justiça, a solidariedade, e o bem comum global, acrescentam os prelados do V CELaM.
Citando a carta que Bento XVI enviou, recentemente, a angela Merkel, actual presidente da União Europeia, em que o Papa recorda que erradicar a pobreza é um dever moral dos países ricos, os bispos latino-americanos sublinham que este objectivo está vinculado de modo inseparável à paz e à segurança mundial.