“as Misericórdias têm capacidade para acabar com as listas de espera para cirurgia no Norte”
“as Misericórdias têm capacidade para acabar com as listas de espera para cirurgia no Norte”as Misericórdias portuguesas poderiam ajudar o Estado a baixar as listas de espera para cirurgia em cerca de 80 por cento das situações. Para isso basta que o estado enviasse mais doentes para a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), afirma o presidente, Manuel Lemos enquanto critica um certo imobilismo dos serviços administrativos do Estado.
Não é legitimo que nenhum cidadão português esteja à espera mais do que é razoável. Na Misericórdia pode fazê-lo na semana seguinte ou na quinzena seguinte em vez das semanas e meses de espera.
À margem do VII Congresso Nacional das Misericórdias, que decorre em Braga, com o lema Modernidade e boas práticas, Manuel Lemos considerou que a administração Regional de Saúde (aRS) do Norte devia facilitar o acesso dos cidadãos à saúde e que é precisamente nas maiores listas de espera que a UMP tem maior capacidade de resposta, principalmente nas cirurgias vasculares, oftalmológicas e ao apêndice.
Este responsável salientou ainda que a instituição tem capacidade para providenciar médicos de família aos utentes que não o têm, suprindo assim, no âmbito das Unidades de Saúde Familiar, a falta de médicos.