O alto-comissário para as Migrações e Minorias étnicas português, (aCIME) defendeu que os imigrantes “devem participar na vida democrática e ser co-responsáveis pelo futuro”, tendo em vista a inclusão
O alto-comissário para as Migrações e Minorias étnicas português, (aCIME) defendeu que os imigrantes “devem participar na vida democrática e ser co-responsáveis pelo futuro”, tendo em vista a inclusãoRui Marques referiu-se ao direito de voto nas eleições autárquicas, legislativas e presidenciais por parte daqueles que residem e trabalham em Portugal. Em relação à actual aplicação do princípio da reciprocidade ao direito de voto dos imigrantes nas eleições autárquicas em Portugal, este defendeu a abolição desta a curto prazo.
actualmente, cerca de 50 por cento dos imigrantes votam nas eleições autárquicas em Portugal, mas porque são originários de países onde os emigrantes portugueses recebem o mesmo tratamento. Ora a aplicação deste princípio não faz sentido quando se fala no caso ucraniano uma vez que o número de emigrantes portugueses na Ucrânia é muito diminuto, sublinhou.
O workshop Diálogo Intercultural e Migrações – O papel dos migrantes é a primeira iniciativa no âmbito da comemoração da Semana da Diversidade Cultural em Portugal (que termina domingo) que, entre outras, inclui a atribuição do Prémio Jornalismo pela Tolerância e a edição do guia 44 ideias simples para promover a tolerância e celebrar a diversidade. Em 2008, será celebrado o ano europeu do diálogo intercultural para o qual foi escolhida como o lema uma frase de Fernando Pessoa: Sê plural como o universo.