Há 34 anos, guerrilheiros iniciaram a luta contra a ocupação do Sara Ocidental, um caso muito semelhante ao de Timor-Leste
Há 34 anos, guerrilheiros iniciaram a luta contra a ocupação do Sara Ocidental, um caso muito semelhante ao de Timor-Leste a localidade de Mijek, no sudeste do Sara Ocidental, acolhe desde ontem, até terça-feira, as celebrações do 34º aniversário do início da luta armada pela Frente Polisário, que se comemora este domingo, dia 20.
De acordo com o autodenominado primeiro-ministro sariano, abdelkader Taleb Oumar, numa declaração à agência oficiosa Sahara Press Service, o movimento guerrilheiro quer, através destes actos bastante simbólicos [que se celebram numa área considerada como território livre da autoproclamada República Árabe Sariana Democrática, RaSD], demonstrar que há ali um povo, assim como um consenso amplo do povo sariano em torno deste Estado[independente].
Desfiles militares, actividades culturais e desportivas e noites musicais são alguns dos eventos previstos para os festejos, que decorrem sob o olhar do chefe de Estado da RaSD, Mohamed abdelaziz.
Também o Parlamento sariano, reúne a sua sessão da Primavera nestes territórios livres. a construção de diferentes estabelecimentos sociais para responder ao afluxo e reagrupação de muitos sarianos neste pedaço do território é uma das medidas programadas.