Valorizar o que une católicos e ortodoxos e não o que os separa
Valorizar o que une católicos e ortodoxos e não o que os separa a visita de Bento XVI a Moscovo, Rússia poderá acontecer nos próximos anos. Esta é a convicção do cardeal ângelo Sodano que se encontra em Fátima para presidir à peregrinação internacional aniversária dos 90 anos da primeira aparição. Na Rússia já existe liberdade mas não completa. No entanto, a perseguição religiosa terminou, afirmou em conferência de imprensa. ainda assim há conflitos entre católicos e ortodoxos, por questões de culto ou de rito.
Sodano referiu-se ao funeral de Ieltsin, com rito religioso o que seria impensável há anos atrás para assinalar que são pequenas luzes mas que dão uma grande esperança. as dificuldades do passado na ligação com os ortodoxos começam a ser ultrapassadas, nomeadamente o facto destes acusarem os católicos de fazerem proselitismo.como discípulos de Cristo desejamos comunicar este fogo interior (Evangelho).
Sobre a viagem de Bento XVI a aparecida, Brasil, o ex-secretário de Estado do Vaticano apontou a importância das palavras do Papa dados os ataques à família, à vida humana. É normal que recorde aos bispos que devem ser fortes em anunciar a mensagem evangélica e à juventude que não se deixe arrastar por falsos ídolos.