O processo de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto poderá ser adiado por mais algum tempo
O processo de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto poderá ser adiado por mais algum tempoO bispo de Leiria-Fátima frisou que o processo pode ficar é adiado até que haja um novo milagre sobre o qual não restem dúvidas. Nos últimos meses, os peritos médicos indicados pela Comissão Pontifícia para a Causa dos Santos têm pedido aos médicos indicados pela Diocese de Leiria/Fátima muitas informações sobre uma alegada cura miraculosa de diabetes. a possibilidade de ser um tipo curável está a levar os médicos do Vaticano a duvidarem da origem divina da cura.
Sobre esta matéria, à comunicação social, o prefeito para a congregação da Causa dos Santos, o cardeal Saraiva Martins, tem escusado adiantar uma data de conclusão do processo. Para antónio Marto, o processo de canonização está num andamento lento porque está-se a verificar se aquilo que aconteceu pode ser considerado um milagre ou não. Nisto, os processos da igreja são muito rigorosos para que tudo assente na verdade dos factos, acrescentou o prelado, que não quis tecer mais comentários sobre o caso.
O processo de canonização foi aberto devido a um alegado milagre que curou uma criança com diabetes. a mãe, emigrante portuguesa na Suíça, segurou o filho enquanto assistia, pela televisão, às cerimónias de beatificação, presididas por João Paulo II. Depois de vários exames, a criança ficou curada de diabetes, tipo 1.
Em paralelo, a Diocese de Coimbra, onde morreu a irmã Lúcia, deverá entregar até ao Verão o pedido formal à Congregação para a Causa dos Santos para que o processo de beatificação tenha início, dispensando o prazo mínimo de cinco anos após a sua morte, imposto pela legislação canónica. Os relatos de graças que os crentes atribuem à religiosa são muitos e chegam quase diariamente, segundo a Vice-postulação para a Causa da Canonização dos Pastorinhos.