algum nervosismo e lá subiram ao palco cinco dezenas de personagens de oito grupos de teatro amador do concelho de Ourém que, durante mais de duas horas deram vida às “Memórias de Lúcia” num retrato fiel
algum nervosismo e lá subiram ao palco cinco dezenas de personagens de oito grupos de teatro amador do concelho de Ourém que, durante mais de duas horas deram vida às “Memórias de Lúcia” num retrato fielNa plateia, gente de todas as idades. andreia, 6 anos não sabia bem o que ia ver mas sentada estrategicamente na última fila acompanhou com atenção a peça. albina de Jesus, 90 anos, sentada algumas filas mais à frente, também esperava para ver a encenação onde a filha representava o papel da mãe de Jacinta.
Pé ante pé, entra em cena a irmã Lúcia, já numa idade avançada que se senta a escrever as suas memórias, em particular o que faz parte da Quinta memória e que diz respeito à sua família. Ela própria narra a história que se segue.
Na peça teatral, encenada por Norberto Barroca são recriados diversos momentos dessa vida quotidiana antes e depois das aparições de 1917. O contraste é evidente: da alegria em casa à pressão para contar a verdade, onde a personagem da mãe de Lúcia assume relevo. É salientada a bondade e cuidado da família da vidente para com os mais pobres, apresentando a peça cenas domingueiras de bailarico, a visita pascal, entre outros. Já na segunda parte, começam os visitantes a percorrer quilómetros para rezar o terço na cova da Iria com os pastorinhos e toda a situação vivida por eles, durante os seis meses em que lhes apareceu Nossa Senhora.
a actriz profissional aurora Gaia, do Porto, interpretará a personagem da Irmã Lúcia em idade avançada e será a narradora da peça. Na ante-estreia, o papel foi desempenhado por Dora Conde. Os ranchos folclóricos do concelho de Ourém colaboram também nesta iniciativa, em especial com o empréstimo de roupa e de alguns adereços.
a encenação representa um momento bonito nas celebrações porque é a tentativa de percorrer a vida familiar dos pastorinhos onde o drama, a surpresa dos acontecimentos tiveram maior repercussão, salienta o coordenador das comemorações dos 90 anos das aparições, padre armindo Janeiro.
É uma peça próxima da realidade, vivido com pessoas concretas e também onde todos têm de caminhar para descobrir a proposta de Deus. Os actores são do concelho de Ourém, também num tributo à própria região onde a vidente nasceu.
a peça estreia a 9 de Maio, num momento cultural enquanto decorre o Congresso sobre a Santíssima Trindade.