a localidade basca de Guernica comemora hoje, 26 de abril, um dia de paz, 70 anos depois de ter sido destruída pela Legião Condor alemã, às ordens de Franco. O bombardeamento foi imortalizado por Picasso
a localidade basca de Guernica comemora hoje, 26 de abril, um dia de paz, 70 anos depois de ter sido destruída pela Legião Condor alemã, às ordens de Franco. O bombardeamento foi imortalizado por Picasso a Guerra Civil espanhola teve momentos mais sangrentos, mas nenhum deles ganhou tanto relevo a nível internacional, como o dia 26 de abril de 1937. Nesse dia, os aviões de Hitler e segundo se sabe agora, também três aviões italianos, investiram durante mais de três horas sobre uma pequena localidade basca, com cerca de 5 mil habitantes, destruindo cerca 70 por cento dos seus urbanística, matando centenas de pessoas e ferindo outras tantas.
a imortalização do horror vivido na localidade, naquele dia, foi feita por Pablo Picasso, em Guernica, um dos seus quadros mais famosos, que se encontra exposto no Museu Rainha Sofia, em Madrid. O ataque à localidade foi feito a pedido de Franco – alegadamente na altura para destruir uma ponte estratégica (que ficou de pé) – e é conhecido como uns dos ensaios para o que viriam a ser os bombardeamentos massivos de populações civis, durante a II Guerra Mundial.
No âmbito destas comemorações, o presidente do governo regional basco, Juan José Ibarretxe, inaugurou hoje uma exposição sobre o bombardeamento, numa das praças de Guernica, onde estiveram sobreviventes do ataque.
a leitura da declaração Guernica pela paz foi feita ainda na presença de representantes de outras cidades mundiais atingidas por bombardeamentos, como Hiroshima (Japão), Volvogrado (Rússia), Pforzheim (alemanha), Varsóvia e Oswiecim (ambas da Polónia).