O Comité Português para a UNICEF condenou os anúncios online de compra e venda de crianças
O Comité Português para a UNICEF condenou os anúncios online de compra e venda de criançasO tráfico e venda de seres humanos é crime e viola a Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os direitos da criança.
O Comité Português para a UNICEF manifestou-se frontalmente contra a colocação deste tipo de anúncios e recordou que qualquer prática desta índole é incriminada pelo direito nacional e condenada pelo direito internacional, nomeadamente pela Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança.
a venda de menores é um dos flagelos que mais afecta o mundo dos nossos dias, estimando-se que sejam anualmente traficadas cerca de 12 milhões de crianças. O tráfico e a venda constituem actividades altamente lucrativas que se encontram muitas vezes associadas a outras actividades criminosas e nomeadamente à exploração de crianças para fins sexuais, de trabalho infantil ou outros.
Esta condenação vem na sequência de uma notícia de 21 de abril do semanário Sol, segundo a qual, um site de vendas on line publica anúncios de compra e venda de crianças para adopção. Os anúncios válidos para 33 países, entre os quais Portugal, contêm fotos das crianças e, nalguns casos, com a indicação de um endereço de correio electrónico para mais informações e detalhes.
Temos um orfanato e estamos dispostos a distribuir alguns bebés pode ler-se no anúncio português colocado por um anónimo. a mensagem deixada e com a indicação de uma endereço de correio electrónico para resposta refere tratar-se de uma jovem universitária de 20 anos que goza de boa saúde física e mental e que gostaria de vender os seus óvulos.
OLX é um mercado online para compras e vendas locais, cem por cento gratuito e onde não é preciso o utilizador registar-se para comprar artigos. No entanto, deve registar-se para anunciar ou vender.