a música de Jorge Benjor diz “todo dia era dia de í­ndio”. a data foi oficializada em 1943, no Brasil. Em 1940, no México, os participantes do I Congresso Indigenista Interamericano escolheram este dia
a música de Jorge Benjor diz “todo dia era dia de í­ndio”. a data foi oficializada em 1943, no Brasil. Em 1940, no México, os participantes do I Congresso Indigenista Interamericano escolheram este dia400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. Há 200 etnias indígenas e 170 línguas naquele país. Elas têm seu idioma próprio, vivem, normalmente, isoladas enquanto outras se encontram em grandes cidades. Muitas lutam para preservar as suas terras e suas tradições.
a maioria dos povos indígenas vive nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O Xingu, região da amazónia abriga o maior número de tribos indígenas do Brasil.
a maior dificuldade do índio que vive na cidade é ser reconhecido como tal. Tem que ser identificado pelo que é e não pelo que a sociedade quer que ele seja , salienta Marcos Júlio aguiar, coordenador do projecto Índios na Cidade, da Opção Brasil e membro da Comissão Indígena. Esta Comissão integra um projecto designado de agenda Indígena de São Paulo, que nasceu a 13 de abril de 2007, e que prevê uma série de iniciativas mensais até o próximo Dia do Índio, em 19 de abril de 2008.
Do estudo já realizado com os indígenas que vivem na cidade, Marcos Júlio aguiar defende acções que tirem o índio da invisibilidade e que mostrem a necessidade de políticas especiais e adequadas. Existem muitas ferramentas que ajudam a quebrar o preconceito. Os média são um grande recurso, mas muito pontual. Outro é a educação: como representantes indígenas, podemos participar da formação de professores da rede pública , exemplifica.
Na cidade, a gente vive como branco e não como índio. Muitos não falam que são indígenas porque, se o fizerem, não serão aceites no emprego, ou então ganharão menos , lamenta Marcílio da Silva, da liderança da etnia atikun e estudante de engenharia. Garanto que, se houvesse recursos na aldeia, não havia nenhum índio a morar em São Paulo .
Para conhecer os 50 mil indígenas que moram na cidade de São Paulo, a Comissão Inter-secretarial para Monitoramento e Gestão de Género e Raça (CIM- Diversidade) promove um estudo que visa saber quantos são e onde estão os índios, para depois poder exigir políticas públicas adequadas. Outra iniciativa é a criação da a Casa do Indígena, uma oportunidade de afirmar a cultura fora da aldeia.