Os pobres estão cada vez mais pobres. Um estudo nacional adianta que a exclusão social está a aumentar em Portugal, indiciando um falhanço das políticas contra a pobreza
Os pobres estão cada vez mais pobres. Um estudo nacional adianta que a exclusão social está a aumentar em Portugal, indiciando um falhanço das políticas contra a pobreza a taxa de pobreza em Portugal é superior à média europeia quando se contabiliza o efeito das transferências sociais (20 contra 16 por cento). Os números fazem parte de um estudo apresentado por Carlos Farinha Rodrigues, docente do o Instituto Superior de Economia e Gestão. Portugal continua a ser o país da União Europeia com maiores níveis de desigualdade (41 por cento contra os 31 por cento da média comunitária a 25) e maiores níveis de pobreza.
Não sendo novos, são dados que não podem deixar de nos envergonhar, disse o investigador durante a conferência, em Santarém ao abrigo do Compromisso cívico para a inclusão, promovida pela Presidência da República. Farinha Rodrigues realçou a evidência da ineficiência das políticas sociais no combate às situações de pobreza. Registam-se, no entanto, melhorias significativas dos níveis de vida das populações, sublinhou.
Para alterar a situação são necessárias políticas sociais efectivas, com a melhoria do modelo de desenvolvimento, que reduza a exclusão, e políticas sociais activas, com medidas concretas para a inclusão.