Mais de 12 milhões de pessoas na China estão sem água potável após uma seca prolongada
Mais de 12 milhões de pessoas na China estão sem água potável após uma seca prolongadaMas não são só as pessoas que estão a sofrer as consequências da impossibilidade de acesso a água potável. Onze milhões de cabeças de gado, em especial o município de Chongqing e as províncias de Sichuan, Guizhou e Yunnan também sofrem deste problema.
a seca, no norte, noroeste e sudoeste do país, afecta 14 milhões de hectares de terra arável, dos quais 3,1 milhões têm agora culturas, segundo a agência Nova China. as previsões meteorológicas apontam para um agravamento da situação no norte do país, com a temperatura a aumentar.
a falta de água é crónica na China, devido à intensidade das explorações agrícolas e à baixa protecção dos recursos naturais. Estudos oficiais concluíram que cerca de metade da população chinesa, 600 milhões de pessoas, consome água contaminada por detritos animais ou humanos, enquanto 70 por cento da água nos sete maiores sistemas fluviais do país é imprópria para contacto humano.
Em 2005, as reservas de água na China eram de apenas 2. 200 metros cúbicos por pessoa, menos de um terço da média mundial e um quarto da média dos Estados Unidos da américa.