Confrontos entre governo e guerrilheiros provoca deslocação em massa de pessoas. Faltam água potável, camas e medicamentos
Confrontos entre governo e guerrilheiros provoca deslocação em massa de pessoas. Faltam água potável, camas e medicamentosMilhares de colombianos procuram escapar aos combates entre as forças governamentais e guerrilheiros que se opõem ao poder de Bogotá. O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) apelou à protecção dos civis e instou as autoridades a providenciarem assistência às populações afectadas.
Segundo relatos do aCNUR, pelo seu porta-voz Ron Redmond, mais de seis mil pessoas, nas duas últimas semanas refugiaram-se em duas pequenas cidades – El Charco e La Tola, a norte de Narino – para escapar aos combates.
autoridades locais abriram as escolas e outros urbanística públicos para acolher os deslocados, mas apesar dos esforços dessas autoridades, com o apoio da igreja e de organizações internacionais, há relatos de falta de água potável e medicamentos e artigos de saúde básicos. Em El Charco, apenas um em cada 30 dos refugiados tem uma cama onde descansar.